Espaços que antes não eram tão utilizados receberam novas funções, peças que antes quase não eram usadas, se tornaram essenciais. As varandas e sacadas, por exemplo, se tornaram aliadas nessa quarentena e têm sido muito utilizadas.
Independente de tamanho ou formato, esses espaços que conectam casas e apartamentos com o exterior, tornaram-se um respiro, uma forma de sentir a rua e, muitas vezes, um local de interação com vizinhos e acontecimentos dos arredores, principalmente em tempos de isolamento.
De acordo com o consultor de estilo Calos Henrique, é importante, antes de qualquer mudança, entender a rotina da casa e como esse ambiente pode ser usado da melhor forma e em quais momentos, e assim, pensar o que mudar. Antes da decoração, é a função que o espaço exerce para os moradores que dirá o que se pode melhorar.Com o atual cenário, muitos profissionais estão trabalhando via home office e a varanda pode ser um ótimo local de inspiração para exercer projetos e trabalhos, complementa Carlos.
Invista em plantas: além de deixar o ambiente mais bonito, o verde harmoniza, combina com qualquer decoração e traz sensação de externo. Sempre faz bem e nos conecta com a natureza.
Se possível, reserve um espaço para mesa e cadeiras. Começar o dia com o ar da rua e o calor do sol, energiza e nos deixa mais ativos. Aproveite o café da manhã para repor os níveis de vitamina D, por exemplo. E para quem está trabalhando de casa, use a varanda para deixar o home office mais tranquilo. Trabalhar enquanto se curte uma boa vista é sempre mais interessante e pode ser até mais produtivo.