A busca pela sonorização dos projetos residenciais aumenta à medida que o mercado de áudio e vídeo lança os recursos de última geração, bem como soluções como a conectividade multimídia de sistemas que espelham os conteúdos dos smartphones e reproduzam nas telas das Smart TVs ganham espaço nas salas de TV dos brasileiros.
De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, o primeiro passo para o projeto é estabelecer onde será instalado. Informações como a metragem quadrada e o pé-direito, já que a dispersão sonora muda em função da altura dos ambientes, são levadas em questão.
A próxima etapa se consiste na escolha dos equipamentos e esse quesito está inteiramente ligado ao gosto e como o morador pretende vivenciar esses momentos. “Em quase 100% dos casos o cliente sabe perfeitamente a marca e a potência do sistema que deseja para a sua sala de home theater. Posso dizer que foi resultado da atenção pessoal que ele que dedicou nas buscas sobre os melhores equipamentos”, conta a arquiteta.
Para a montagem do home theater, Cristiane explica que os projetos podem contemplar desde os equipamentos mais simplificados, até os mais robustos. De prática instalação, o soundbar é um aparelho de som que ajuda a potencializar a qualidade de áudio das TVs de tela plana e apresenta versões compostas por dois alto-falantes ou modelos mais evoluídos, com subwoofers e outros alto-falantes para exibir o som surround.
Os mais completos compreendem a disposição de caixas de som no forro, a colocação de receivers para distribuição do som e a escolha dos sistemas de 5.1 ou 7.1 para amplificar a qualidade do som. Nesse desenho do projeto ainda devem ser considerados a conexão com equipamentos como aparelhos de DVD e Blu Ray – pois ainda existem muitos apaixonados por colecionar os filmes preferidos em mídias –, além de videogames.
Ao realizar o projeto de arquitetura de interiores em paralelo ao sistema de som, o profissional consegue trabalhar a infraestrutura que permitirá ‘esconder’ os conduítes, definir o melhor layout do ambiente e no rebaixo do gesso, além de aplicar os revestimentos sem nenhuma surpresa. Para que o som se propague da melhor forma, não basta apenas investir em equipamentos. É preciso dedicar atenção na escolha de cabos e fios de qualidade, já que essas escolhas interferem diretamente na excelência ou problemas com o som.
Além disso, a seleção dos itens que compõem os ambientes também é imprescindível para o bom funcionamento do projeto de áudio. Partindo do princípio físico de que o som é uma onda, sua emissão por meio de uma caixa deve encontrar um ambiente adequado para sua propagação. Para tanto, a definição dos materiais utilizados no décor também é responsável por garantir um bom resultado na qualidade acústica.
Para clientes que buscam instalar o sistema de som e que no momento não contam com a viabilidade de uma reforma, aparelho de bluetooth contribuem para conquistar o tão sonhado projeto de sistema de som, sem o desgosto de visualizar os fios aparentes.