Foi-se o tempo em que a cozinha ocupava uma posição mais ‘reservada e escondida’ do projeto. No passado, ela era pensada apenas como um ambiente para preparar os alimentos e ponto final. Mas, felizmente, tudo isso mudou! Hoje, a cozinha alçou o protagonismo como um dos principais ambientes da casa. E não é para menos!
“A cozinha é um sinônimo de cuidado consigo e com a família. O ato de cozinhar tornou-se um prazer e a arquitetura de interiores trabalha para valorizar esse prazer que foi redescoberto pelas pessoas”, afirma Karina Alonso. Independentemente do tamanho ou do estilo do ambiente, a funcionalidade dita toda condução do projeto. O primeiro passo é entender os desejos do morador. Assim, esse briefing permeia desde os gostos pessoais como também a compreensão sobre a importância e como a cozinha fará parte da vida desses moradores.
“A casa é um lugar de conexão e a cozinha revela esse sentimento. Muitos desejam ter o seu espaço de chef e vivenciar o prazer de preparar pratos especiais, antes degustados apenas em restaurantes. O ser humano ressignificou a cozinha quando percebeu que ela é o ponto de integração entre os familiares durante as refeições diárias e quando desfruta da satisfação de receber convidados, no próprio espaço, para preparar um jantar, por exemplo. Nosso trabalho é pautado em proporcionar o ambiente perfeito para esses momentos”, revela Karina.