A Prefeitura de Guaratuba pretende recuperar a estrada do Taquaruvu para encurtar a distância da área rural ao Centro de Guaratuba. O município encaminhou um ofício ao secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, solicitando um convênio dentro dos programas do governo para as estradas rurais.
A estrada tem cerca de 9 km e liga o Morro Grande à localidade do Taquaruvu, na Estrada Geral do Cubatão. Essa região é responsável por grande parte da riqueza produzida em Guaratuba. Hoje, as diversas comunidades cortadas por essa via, do Caovi à Limeira, fazem compras e resolvem a maioria dos assuntos em Garuva, Santa Catarina.
Com a recuperação dessa estrada, a área rural vai ficar cerca de 15 quilômetros mais perto da área urbana. Será uma forma de incrementar o comércio do Centro e também será um incentivo à agricultura e ao turismo rural após este período de pandemia.
No ofício encaminhado ao secretário Ortigara, o prefeito do Município explica que a medida vai melhorar as condições de trafegabilidade e a segurança aos usuários. Será um incentivo à economia da região e à qualidade de vida da população rural. A estrada integra diversas localidades e vai facilitar o acesso das comunidades rurais aos serviços disponíveis na área urbana.
O secretário de Demandas da Área Rural, Paulo Pinna, destaca que durante toda a temporada de verão estas comunidades ficam praticamente sem vir “à cidade”, devido ao grande movimento de carros na Estrada Guaratuba-Garuva. Com a recuperação da estrada do Taquaruvu não será mais necessário passar por Santa Catarina para ir da área rural ao Centro e vice-versa.