A Prefeitura de Guaratuba apoiou o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios que ocorreram na cidade. Equipes das secretarias do Meio Ambiente, de Obras e da Segurança acompanharam os trabalhos e dado suporte à força-tarefa a qual se somaram as polícias Militar e Civil e que contou com o helicóptero do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas).
Há quase uma semana, a população de Guaratuba, boa parte em isolamento social em suas casas, conviveu com a fumaça de queimadas. Pessoas se queixavam das graves consequências para a saúde, principalmente para quem já sofre com problemas respiratórios, além da roupa, louças, móveis, paredes e automóveis sujos pela fuligem e até a dificuldade em se locomover.
Segundo os relatos dos próprios moradores, algumas pessoas decidiram tacar fogo no lixo e até queimar o mato dos seus terrenos neste período em que a vegetação está seca por falta de chuvas. Mas os levantamentos feitos apontaram que o maior número de queimada foi para destruir a vegetação e permitir a ocupação de terrenos recém-invadidos, a maioria em áreas de proteção ambiental.
A Prefeitura auxiliou na remoção da vegetação de turfa que cobre o solo na maioria dos terrenos incendiados. Trata-se de uma vegetação em decomposição que se encontra seca devido a estiagem. Na turfa é difícil apagar o fogo, que muita vezes está em uma camada inferior onde a água não chega e até mesmo não é visto. O terreno é instável e, por isso, foi difícil acesso pelo caminhão dos Bombeiros.
Equipes das secretarias do Meio Ambiente e da Segurança também ajudam a levantar os autores de algumas queimadas. A Polícia Militar atua com efetivos da 3ª Companhia (9º BPM) e do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde.