Um dos vários benefícios do piso vinílico é a facilidade de limpeza e conservação, diferencial que o tornou uma das escolhas mais certeiras para projetos residenciais, comerciais e corporativos no Brasil e no mundo.
O piso vinílico é prático e rápido de limpar, mas muita gente acaba errando na hora de higienizar esse tipo de revestimento, usando produtos e práticas inadequadas que podem acabar prejudicando a aparência.
Para evitar danos que podem ser permanentes não utilizar solventes, removedores ou derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do piso vinílico. Eles podem danificar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.
Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes. Prefira sempre o detergente neutro.
Para matar vírus e bactérias, você pode utilizar a água sanitária (cloro diluído a 3%) sem problemas, mas não deixe de molho. Não é indicado o uso de cloro puro, pois ele pode manchar o piso.
Dado o hábito de se lavar os ambientes com água corrente ou em baldes, comum em outros tipos de revestimento, criou-se a dúvida se os vinílicos também podem ser lavados sem risco de danificar os produtos.
Os modelos colados podem ser lavados, mas evite deixar água empoçada sobre eles por muito tempo. O excesso de umidade ou acúmulo de água pode provocar o descolamento das placas e réguas ao longo do tempo.