Mesmo com a quarentena, os projetos de arquitetura e design de interiores não param. Por conta disso, é importante saber no que consistem algumas etapas, para melhor acompanhar. Pensando nisso, a arquiteta Priscila Tressino fala sobre especificação e design de mobiliário.
Ambas citadas consistem em duas etapas derivadas do projeto de layout. Por mobiliário entenda todos os itens de marcenaria, que são móveis planejados de madeira e móveis soltos como sofá, cadeira, mesas, etc. “O que tiver que ser feito sob medida é detalhado com medidas e tipo de acabamento, que seguem para orçamento e futura fabricação. Peças que serão compradas prontas, devem ter especificação de medidas e materiais também”, explica a profissional.
Essa fase é o ponto de partida para o projeto de interiores, por isso é importante se atentar aos detalhes que devem ser tomados. “O cuidado nesta etapa evita prejuízos, principalmente no aproveitamento de espaços”, ressalta Priscila.
É fundamental o auxílio de um profissional neste momento, pois o arquiteto planeja os espaços com ambientação e distribuição das peças de forma a tornar os espaços bem aproveitados, com conforto, funcionalidade e praticidade.
Além disso, o arquiteto sabe indicar qual o tamanho adequado de cada móvel, do espaço necessário para sua utilização e livre circulação entre as peças. “Tudo aquilo que é personalizado, ou seja, feito exclusivamente para um determinado projeto, não pode ser trocado ou devolvido. Este é o perigo de sair comprando apenas por achar bonito. Antes é preciso estudar a viabilidade”, finaliza a arquiteta.