O Natal Kopenhagen 2009 será ainda mais encantador. Os famosos produtos da mais tradicional marca de chocolates finos do país chegam às prateleiras das 255 lojas da rede já na primeira semana de novembro. Junto com eles, um time de renomados autores e cantores da MPB torna a época ainda mais especial. Para este ano, 11 lançamentos incrementam a linha de Natal e, a cada R$ 39,90 em compras, mais R$ 9,90, o cliente leva um livro de crônicas natalinas inéditas e um DVD repleto de canções para a data. “Todo mundo quer ganhar um Kopenhagen de Natal, por isso investimos R$ 1 milhão em produtos e cultura na segunda data mais forte para nós”, afirma Deborah Navarro, gerente de marketing da Kopenhagen. Com uma produção de 275 toneladas, a Kopenhagen espera para o Natal 2009 arrecadar R$ 34 milhões de faturamento.
O livro Kopenhagen 80 anos Marca para Sempre, lançado no ano passado para celebrar o octingentésimo aniversário da marca, relata que foi na década de 30 que a Kopenhagen passou a decorar suas lojas nas datas festivas como Natal e Páscoa. Os panettones sempre anunciavam a chegada do Natal nas lojas da grife e até hoje o de frutas é o mais procurado. Sem falar nas cem mil unidades da versão Mousse Chocolate vendidas anualmente. Mas apenas três mil clientes têm o privilégio de levar para a ceia o Bolo Árvore, uma das lembranças de Natal mais exclusivas da Kopenhagen. Os clientes ainda têm como opções os panettones Chumbinho, com gotas de chocolate maiores e em maior quantidade, Mousse Cherry Brandy e o Premium Avelã. Há de se ressaltar que a fermentação dos panettones Kopenhagen é feita naturalmente por 52 horas. Depois de assado, uma máquina dosadora distribui uniformemente o recheio por toda a massa. Para manter o produto fresco e úmido, é fundamental o tempo de descanso a 25°C. O panettone Kopenhagen é o único no mundo coberto por chocolate ao leite de verdade, nem os italianos têm este requinte.
A linha de presentes é cada vez mais completa. A grife transformou em bombons os tabletes Ganache nos sabores chocolate ao leite, amargo, branco, gianduia e cappuccino e reuniu todos em uma elegante caixa. Para os apaixonados pelos chocolates Kopenhagen, a marca criou a verdadeira caixa dos sonhos, uma seleção de pequenos tabletes ao leite, amargo, branco, crocante e gianduia embrulhados em mensagens de saúde, amor, paixão, paz, felicidade, otimismo e amizade formam a caixa Seleção de Tabletes. Os diabéticos também podem ganhar Kopenhagen neste Natal. A caixa Tudo de Bom Diet, com minitabletes de chocolate diet ao leite, levam o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad) e também são embrulhados em mensagens positivas.
Uma coleção de três latas com cookies, bombons licor ou bombons gourmet, ganharam novo design, mais contemporâneo e elegante. Esta mesma arte estará estampada nas sacolas da grife. As clássicas figuras natalinas da Kopenhagen, carregadas do espírito de Natal, como os sinos de chocolate crocante, bola de chocolate amargo e bota de chocolate ao leite são ótimas opções para decorar a mesa de Natal e também presentear. Em uma parceria com a Cartoon, a Kopenhagen criou para a linha Koperaltas, destinada ao público infantil, uma caixa com Papai Noel de chocolate com um presente licenciado do Ben 10 (marca infantil ganhadora do Prêmio The Licensing Awards 2009) e as Meninas Superpoderosas. As famosas caixas São Paulo da Kopenhagen, entre outros clássicos da grife como Nhá Benta e Cherry Brandy também ganharam roupa nova para esta data especial. E para quem não sabe o que escolher entre tantas opções, as cestas de Natal Kopenhagen ficam cada ano mais sortidas e generosas.
Delícias que seduzem há décadas
Para quem acredita que a Kopenhagen, a mais tradicional grife de chocolates finos, fabrica as deliciosas iguarias à base de cacau desde o início, engana-se. Em 1928, o casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen, inicia, na cozinha de sua casa, a produção do marzipan, um doce europeu clássico, feito da mistura da amêndoa e açúcar, receita que trouxeram da Letônia, país onde nasceram.
David saía todas as manhãs com os doces acomodados em uma maleta de couro. Seu destino eram as ruas São Bento e Direita, no centro da cidade de São Paulo, local de concentração dos bancos europeus. O marzipan não só atraia os imigrantes que por lá circulavam, mas também caiu no gosto dos paulistanos, o que possibilitou ao casal abrir a primeira loja da Kopenhagen, em 1929.
Foi na ladeira Miguel Couto que o cardápio de guloseimas aumentou, passando a conter balas e chocolates. Inicialmente, os produtos não eram produzidos pelo casal, mas com a abertura da segunda loja, a produção voltou totalmente para as mãos do casal Kopenhagen.
Visionários, decoravam suas lojas de acordo com as festividades da época e, na Páscoa de 1930, começaram a produzir ovos de Páscoa, feitos de geléia, chocolate e o tão famoso marzipan. Os produtos Kopenhagen sempre tiveram características próprias e, por serem artesanais, os consumidores pediam para abrir os ovos e lá colocavam jóias, chaves de carros, brinquedos e o que mais coubesse. Tudo para presentear com bom gosto e personalidade.
A primeira fábrica Kopenhagen só foi inaugurada em 1943, na Rua Joaquim Floriano, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Com maior potencial de produção, permitiu-se ampliar as opções de doces. Foi quando nasceram as tradicionais Balas de Leite e Balas de Mel, Língua de Gato, Chumbinho e Lajotinha. Na década de 1950, a Kopenhagen lança o bombom Cherry Brandy, feitos artesanalmente até hoje, e o bombom de chocolate recheado com marshmallow, a famosa Nhá Benta. Ambos campeões absolutos de vendas até os dias de hoje.
Em 1996 a empresa foi adquirida pelo empresário Celso Ricardo de Moraes, até então proprietário do Laboratório Virtus. A marca foi modernizada, as embalagens aperfeiçoadas e novos produtos foram lançados, mas a qualidade e os processos de fabricação foram mantidos.
Hoje são 255 lojas no Brasil e uma lista de 300 produtos entre chocolates, balas, sorvetes, salgados e bebidas. Mas as inovações não param. Em 2007 foi inaugurado o primeiro Kopenhagen Gourmet Station, localizado no Shopping Dom Pedro em Campinas, interior de São Paulo. Com um cardápio diferenciado, oferece doces e salgados exclusivos, como por exemplo, o delicioso milk shake de Nhá Benta. A cidade do Rio de Janeiro possui duas unidades do Kopenhagen Gourmet Station e Brasília será a próxima a inaugurar o restaurante.
Atualmente, a Kopenhagen produz duas mil toneladas de chocolates por ano, o que atende mais de oito milhões de clientes. “Para transformar uma empresa familiar em um grande negócio, foi preciso incluir normas de fabricação, criar uma estrutura de recursos humanos, contratar uma empresa de consultoria para reestruturar o modelo de franquias e investir fortemente no marketing”, explica Renata Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, controlador da marca.