Um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais, mas se engana quem acredita que estas patologias acometem apenas adultos. Somente em 2019, o Hospital Pequeno Príncipe realizou mais de 6 mil atendimentos ambulatoriais em nefrologia, 4.313 sessões de hemodiálise e 14 transplantes de rim. Neste dia 12 março, lembrado como o Dia Mundial do Rim, o maior hospital pediátrico do país reforça a importância de pais e responsáveis estarem alertas a sinais que podem indicar que algo não vai bem com as crianças.
A doença renal crônica – antes conhecida como insuficiência renal crônica – não apresenta sintomas durante sua fase inicial e, por este motivo, seu diagnóstico, muitas vezes, ocorre tardiamente, quando a função dos rins já está prejudicada. Quando indicado de forma precoce, os tratamentos se tornam mais assertivos e contribuem para a recuperação da saúde do paciente, assim como na melhora da qualidade de vida. “Há muitas crianças que chegam até nós com o diagnóstico tardio. É importante destacar que baixa estatura, anemia recorrente, cansaço recorrente e deformidades ósseas devem ser investigados porque podem indicar doenças renais”, explica a nefrologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Mariana Faucz Munhoz da Cunha.
Além disso, é fundamental que se tenha cuidados com o estilo de vida das crianças para que em sua adolescência, e até mesmo na vida adulta, não desenvolvam problemas renais. “É importante que crianças a partir dos 3 anos tenham sua pressão aferida ao menos duas vezes por ano e sejam incentivadas a praticar exercícios físicos, beber água e não ingerir muito sal”, completa a nefrologista.
Sinais que podem indicar problemas renais em crianças:
– Infecções de urina recorrentes
– Pressão alta
– Presença de sangue na urina e/ou espuma
– Alterações de cor e odor da urina
– Inchaço nos olhos, pés ou barriga
– Dor ao urinar
– Anemia constante
– Problemas no crescimento
– Deformidades ósseas
Sobre o Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe
Criado em 1985, o Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe é o único exclusivamente pediátrico do Paraná e também é considerado um dos mais completos do Brasil. A instituição oferece hemodiálise, diálise peritoneal, transplante renal, hemodiafiltração, plasmaferese e urodinâmica, além de ambulatório geral de nefrologia e ambulatórios especializados para atender pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento conservador, litíase, tubulopatias, glomerulopatias, bexiga neurogênica e hipertensão arterial.
Para mais informações sobre a insuficiência renal crônica acesse o projeto “Saber + Participar Melhor” por meio do endereço pequenoprincipe.org.br/projetosabermais que disponibiliza materiais para toda comunidade de forma on-line. Neste espaço, você pode fazer o download gratuito das publicações e consultar as cartilhas a respeito de doenças crônicas.