Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo apontou que o segmento Ecoturismo-Natureza-Turismo de Aventura é o segundo mais procurado por clientes no Paraná (16,2%), perdendo apenas para a combinação sol/praia, desejado por 44,4% das pessoas.
Ramo do turismo que movimenta milhares de pessoas e injeta bilhões na economia. Dados da Embratur mostram que o ecoturismo e o turismo de natureza crescem de 15% a 25% ao ano. Em todo o mundo, 10% dos turistas buscam esse tipo de atração. No Brasil, segundo a agência, entre os turistas que visitaram o País em 2018 a lazer, 16% procuraram pelo ecoturismo, repetindo o desempenho do Paraná.
Guia para prática de esportes de aventura
Londrina
Para quem vai passar curtir o Norte do Paraná a dica é o salto duplo de paraquedas. Se jogar de uma altura de cerca de 3.000 metros de altura, e por 35 segundos estar em queda livre a 200 Km/h.
Tamarana
Tamarana é o lugar certo para quem é apaixonado por aventura. A cidade conta com variadas cachoeiras, rotas para ciclistas e motoqueiros se arriscarem em ruas de chão.
Ribeirão Claro
A cidade do Norte Pioneiro oferece atrações de tirar o fôlego dos aventureiros. O Morro do Gavião, 850 metros acima do nível do mar, permite ao aventureiro praticar rapel, escaladas e voos livres.
Tomazina
Com condições naturais privilegiadas, Tomazina tornou-se um dos locais mais procurados para praticar esportes aquáticos como canoagem e rafting.
Antonina
Considerada a montanha mais alta do Sul brasileiro, o Vale do Gigante permite aos aventureiros a prática de rafting e caminhadas.
Guaraqueçaba
Dentro do Parque Nacional do Superagüi, os turistas podem explorar (dentro de áreas autorizadas ao público) as belezas fazendo trilhas ou ciclismo.
Jaguariaíva
O Cânion do Rio Jaguariaíva é um dos cartões-postais da cidade, ideal para fazer rafting e canoagem.
Castro
Entre Castro e Tibagi está o cânion Guartelá, o sexto maior do mundo e o único com vegetação nativa. O rafting no Rio Iapó é outra boa dica para os turistas.
Turvo
As águas e matas de Turvo são ambientes propícios à prática de várias atividades radicais como rapel, boia cross, aquatrekking (trilhas na água) e paratrike (combinação do parapente com um trike – veículo motorizado).
Chopinzinho
O Montain Bike é o grande destaque para quem vai para Chopinzinho, desbravando trilhas e caminhos em meio ao exuberante verde.
Capanema
A cidade fica às margens do Rio Iguaçu. Por lá, a dica é descer de tirolesa, andar de caiaque ou fazer rafting nas águas cristalinas da região.
Realeza
O município é perfeito para amantes da aventura: o turista desfruta de experiências como fazer rapel, stand up no lago e cicloturismo.
Foz Do Iguaçu
Para quem gosta de adrenalina e quer curtir uma das vistas mais impressionantes do país a dica é visitar a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional e encarar um salto de paraquedas.
Guaíra
A cidade oferece boas opções para aquáticas das mais variadas, com destaque para pescaria, wakeboard, remo, stand uo padle e caiaque.
Quatro Barras
Por terra, é possível fazer caminhada, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo. Nas alturas, as opções são escalada, voo livre e rapel.
Balsa Nova
Em Balsa Nova é possível descer as cachoeiras e cascatas do município utilizando-se das técnicas verticais como rapel, cachoeirismo e passeios ciclísticos.