Os espaços das casas e apartamentos estão cada vez menores. Mais caros, porém, menores. As pessoas estão em busca de ambientes práticos, funcionais e ao mesmo tempo, bonitos e aconchegantes. Espaços que possam ser aproveitados em diferentes formas, como um conjunto de sala e cozinha, ou sala e escritório. Pensando nisso, a EasyDeco, plataforma online que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores, reuniu cinco dicas para transformar sua sala em um cantinho especial e, mesmo que pequena, confortável e acolhedora.
Escolha bem os móveis
Confira se suas opções cabem no seu espaço. Meça o ambiente e planeje onde cada móvel vai ficar. Lembre-se: em uma sala pequena, menos é mais. Escolha móveis menores ou use soluções criativas. Troque sua mesa de 6 lugares por uma de 4, use cadeiras charmosas no lugar de poltronas. Cada centímetro conta para ter um espaço mais confortável.
Evite visual carregado
Estampas grandes, cores escuras e tecidos pesados tendem a deixar o ambiente parecendo menor. Eles não estão proibidos, claro que você pode usar algo aqui e ali. É só evitar que estejam em toda decoração, principalmente em superfícies maiores, como papel de parede, cortinas e tapete. Nessas áreas, dê preferência às cores claras e estampas menores, que deixam a decoração mais leve e dão a impressão de um ambiente mais amplo.
Peças de decoração
Uma dica legal é trocar peças que ocupam espaço por outras menores ou suspensas. A luminária de piso pode virar uma arandela na parede, um vaso grande pode ser trocado por vários vasinhos espalhados pelo ambiente. A ideia é manter os objetos que você acha úteis e gosta, mas com opções que liberem espaço.
Espelhos, espelhos!
Prefira espelhos mais amplos, que vão refletir um espaço maior. Os retangulares sem moldura que revestem a parede são uma boa pedida, mas os redondos com molduras discretas também dão um efeito legal.
Planeje o espaço
Comece com uma planta do ambiente, mesmo que esquemática. Coloque todas as medidas e pense na ocupação dos espaços. Teste as posições dos móveis, seja criativo com soluções mais compactas. Lembre-se de garantir a circulação entre os móveis e de reservar alguns espaços vazios. São esses espaços que vão garantir mais conforto e bem-estar no seu dia-a-dia.