Município garante acolhimento a 2,9 mil animais silvestres resgatados

Em um ano de funcionamento do convênio da Prefeitura de Curitiba com o Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), 2,9 mil animais silvestres foram recebidos e avaliados no Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), ligado ao Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O local iniciou as atividades no final de janeiro de 2019 e foi criado para receber animais silvestres vindos de apreensão por denúncias e fiscalizações de maus-tratos e posse irregular e entrega voluntária pela população.

Lá, os animais passam por triagem e atendimento veterinário básico para serem encaminhados ao IAT, que tem a decisão sobre a destinação – que pode ser o retorno para a natureza, quando há condições, ou alguma instituição de fauna licenciada, como Zoológicos, Institutos Conservacionistas e Mantenedores de Fauna Silvestre.

Para o Zoológico de Curitiba já foram destinados ouriços-pigmeus-africanos, gato-mourisco, cachorros-do-mato, papagaios-de-cara-roxa e papagaios-de-peito-roxo. Os últimos entraram para os grupos que compõem o Programa de Reprodução de Psitacídeos no Zoo.

Voltaram para a natureza 1,2 mil animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *