O uso de carros elétricos no Brasil ainda não é uma realidade tão comum, mas está cada vez mais próxima. Só em 2019, mais de 7 mil modelos dessa categoria foram vendidos – cerca de três mil carros a mais em comparação ao ano anterior segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). E a tendência é que esse mercado se expanda ainda mais.
Isso se deve ao fato de os carros elétricos serem mais ambientalmente corretos, pois são livres de combustíveis fósseis. Ou seja, não emitem gases poluentes derivados da combustão. Com a demanda, muitas fabricantes de automóveis estão apostando na instalação de pontos de recarga. Só este ano, a BMW anunciou que vai instalar mais de 40 até o final de 2019, somando 150 ao total. Já a sueca Volvo prometeu a instalação de 500 eletropostos em todo o território nacional, para complementar os já 250 existentes.
Entretanto, para uma maior comodidade, nada melhor que recarregar o carro dentro do próprio condomínio. Apesar de o valor da recarga ser mais em conta que os combustíveis comuns (menos de um real para cada quilômetro rodado), são veículos de alto custo, quase três vezes o valor de um carro popular. Para isso, as grandes construtoras estão apostando na instalação de postos de recarga dentro de condomínios de alto padrão, como forma de incentivar esse mercado.
Um exemplo disso é o edifício Maison 29, nova obra concluída da Thá Engenharia, entregue em dezembro deste ano, em Curitiba/PR. Para cada área de garagem individual, os moradores contam com uma tomada elétrica com carga suficiente para instalação futura pelo proprietário, de carregador de até 3,7kW.
A instalação dos postos foi um passo à frente para a construtora, que acredita no futuro do mercado de veículos elétricos, destaca o engenheiro eletricista da Thá Engenharia, Lucas Miara.