O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, participaram da inauguração da unidade de cuidados paliativos Hospice Erasto Gaertner. Com 26 leitos humanizados, o novo equipamento irá acolher pessoas com câncer com poucas possibilidades de respostas ao tratamento e que necessitam de cuidados específicos.
Com uma decoração mais próxima a ambientes residenciais que hospitalares a unidade será destinada prioritariamente para pacientes em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova unidade foi viabilizada por meio de um parceria entre a empresa Volkswagen e o governo do Estado do Paraná. “Além de gerar empregos, e contribuir com o desenvolvimento do Estado, a Volkswagen trilha também o caminho da responsabilidade social com a comunidade paranaense, afinal somos praticamente uma empresa daqui”, discursou o presidente e CEO da Volkswagen da América Latina, Pablo Di Si.
Durante o evento o prefeito conversou com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer – as mulheres que usam rosa – na conversa relembrou a história e trajetória da implantação do Hospital Erasto Gaertner e falou também do local que sedia a nova unidade.
Pablo Di Si anunciou novo investimento de R$ 5,5 milhões para a construção de uma nova unidade hematológica no Hospital Erasto Gaertner, que possibilitará a ampliação do tratamento de medula óssea.
A primeira unidade do Sul do país destinada a cuidados paliativos conta com pronto atendimento, ambulatório e 26 leitos humanizados, espaços abertos e arejados, decoração semelhante a uma casa. Além de espaços de convivência, há acomodações para acompanhante, o que proporcionará conforto e apoio emocional aos pacientes e familiares.