Cultive plantas e hortaliças em casa e no trabalho

Os jardins verticais são conhecidos por possibilitar o cultivo de plantas e hortaliças em pequenos espaços. Além de embelezar varandas, sacadas e fachadas, reduzem a temperatura do ambiente, funcionam como isolante acústico e minimizam as ilhas de calor nas cidades. Têm se revelado uma solução para inserir o verde nos centros urbanos e proporcionar bem-estar às pessoas.

As paredes verdes podem ser instaladas em qualquer parede ensolarada ou bem iluminada artificialmente. Cada floreira tem 0,45 largura X 0,10 de altura e 0,12 de profundidade e pode receber diversos tipos de vegetação, temperos naturais e flores.

“Para ambientes externos com boa incidência de Sol, podemos usar aspargos, bulbine, lambari roxo, dólar e outras plantas. Já para internos, devemos eleger plantas resistentes a pouca luminosidade e também restringir a rega para evitar apodrecimento de raízes”, explica João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em projetos de infraestrutura verde e design biofílico.

Após a montagem, Feijó ressalta a importância de não deixar faltar água e nem molhar em excesso. Uma alternativa é montar o jardim em módulos que são encaixados verticalmente junto à parede e utiliza um sistema semi-hidropônico para a manutenção da vegetação.

“Temos sistemas inovadores fáceis de instalar, como o Jardim Vertical Mamute. Não exigem muita manutenção uma vez que a irrigação computadorizada facilita o cuidado diário. Não requer impermeabilização da parede podendo ser instalada inclusive sobre gesso acartonado”, acrescenta.

Os jardins verticais, quando implementados nas fachadas, ajudam a economizar energia de climatização e a diminuir o efeito de calor urbano. Isso significa menos gastos com energia e manutenção com tintas e outros materiais. Eles melhoram a qualidade do ar e atrai biodiversidade para a cidade, além de criarem áreas de convívio e bem-estar em lugares antes tidos com áridos. Cria oportunidades para agricultura urbana agregadora em projetos sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *