O governo do estado finaliza os detalhes para o lançamento do maior projeto de reurbanização do Litoral do Paraná. Entre as ações, destaque para as obras de recuperação da Orla de Matinhos, com previsão para a engorda da areia da praia e área de contenção de ressacas, além da construção e revitalização de canais para evitar enchentes.
O orçamento estimado para o projeto é de R$ 660 milhões. Parte dos recursos virá do empréstimo, já autorizado pela Assembleia Legislativa, no valor total de R$ 1,6 bilhão. Um consórcio de instituições financeiras formado pelo Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal venceu a concorrência pública aberta pelo governo do Paraná para a operação de crédito.
“É um projeto muito ambicioso, que vem sendo proposto desde 1996, e busca revitalizar o Litoral por completo”, afirmou Ratinho Junior. Ele ressaltou que a proposta mescla a melhoria do atendimento aos turistas, com reflexo direto na atividade econômica dos municípios, com o aspecto social. Ele destacou que o projeto prevê ações de macro e microdrenagem, resolvendo o problema de alagamentos na região.
“A orla vai ficar mais bonita e atrativa. E os moradores do Litoral ficarão livres das enchentes na porta de casa”, disse Ratinho Junior. “Com isso, o Paraná volta a ter condições para brigar com o Litoral de Santa Catarina por mais turistas”, completou.
As intervenções propostas consistem na colocação de estruturas semirrígidas implantadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Saint Etienne ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o Rio Matinhos.
Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina. Com isso, a orla passará a contar com 80 metros a 100 metros de areia. Atualmente, a área é de 20 metros a 40 metros.
O projeto de paisagismo contempla, ainda, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e áreas de restinga. “É um sonho antigo do Paraná, atendendo moradores e turistas, oferecendo lazer e melhor qualidade de vida”, explicou José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná.
A duplicação completa da Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Matinhos, completa a proposta de reurbanização. De acordo com Scroccaro o projeto executivo está pronto, aguardando apenas a revisão final. Com isso, a previsão é de que a obra possa começar ainda em 2020.