Evento traz inovações em ancoragem esquelética no tratamento ortodôntico

A sede da Associação Médica do Paraná recebeu o 3º Meeting Ortho Science – Ancoragem esquelética, no final de outubro. Encontro promovido pela Editora Plena teve a proposta de atualizar especialistas em relação à ancoragem esquelética no tratamento ortodôntico, e reuniu com mais de 200 participantes.

Além das palestras, o 3º Meeting Ortho Science contou com expositores do segmento que apresentaram as novidades técnicas em ortodontia, ortopedia facial e ancoragem esquelética. Lançamentos de livros publicados pela Editora Plena também marcaram o evento. O professor e doutor em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial Cássio Edvard Sverzut faz sessão de autógrafos da obra “Uso de Miniplacas para Ancoragem Ortodôntica”, e Pablo Ramos, especialista em ortodontia e ortopedia facial, lançou a obra “Mecânicas I: passo a passo em ortodontia”.

A programação do 3º Meeting Ortho Science – Ancoragem Esquelética foi composta por 14 palestras proferidas por especialistas brasileiros em ortodontia e ortopedia facial. As abordagens apresentaram inovações tecnológicas, novas técnicas e informações relativas a diagnóstico, planejamento e tratamento ortodôntico, demonstrando que a ancoragem esquelética continua revolucionando a ortodontia. O conteúdo científico foi organizado pelos professores e ortodontistas Ricardo Moresca (presidente do encontro), Alexandre Moro e Aguinaldo Farias.

Abordagens

Graduada em Radiologia Médica e mestre em Ciências e Tecnologia da Saúde, Cristiane Barros detalhou os modelos do MARPE, técnica muito eficaz no tratamento ortodôntico.

O professor da UFPR Ricardo Moresca abordou o tratamento de casos verticais com ancoragem esquelética, focando as mecânicas aplicadas a mini-implantes e miniplacas.

Daniel Tocolini, doutor em Odontologia Clínica, abordou o tema Coragem na Ancoragem: como usar sem medo as ancoragem intra e extra alveolares, e fez considerações para desmistificar o uso desses recursos.

O professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Cássio Edvard Sverzut, apresentou vários casos complexos que foram resolvidos com o auxílio de miniplacas, inclusive de desimpacção de molares inferior e superior.

Especialista em Ortodontia pela PUCRJ, Ertty Silva tratou da ampliação dos limites da Ortodontia com miniplacas. Explicou que a ancoragem esquelética com as miniplacas auxilia para que os movimentos ortodônticos sejam rápidos e com mínimos efeitos colaterais.

O professor Edson Illipronti Filho, mestre em Ortodontia e doutor em Radiologia, expôs a ancoragem esquelética no controle vertical com ênfase no tema correção de mordidas abertas.

Henrique Villela, mestre em Ortodontia, explicou o uso da ancoragem esquelética com parafusos extra-alveolares e como simplificaram a mecânica ortodôntica nas correções sagitais.

Fernando Manhães, especialista e mestre em Ortodontia, discorreu sobre a forma de tratamento precoce da Classe III com ancoragem esquelética, conhecida como Protocolo Manhães. E pontuou as vantagens deste protocolo como excelente custo/benefício e minimamente invasivo.

Júlio de Araújo Gurgel, doutor em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva, apresentou a MARPE: a mais nova alternativa para o tratamento da discrepância transversal.

Especialista em Ortodontia Corretiva e Ortopedia, o professor Armando Mendonça dissertou sobre o emprego de biomecânica com cantileveres em miniparafusos e miniplacas no tratamento das más oclusões em pacientes com assimetrias e discrepâncias esqueléticas.

Ana Claudia Melo, mestre e doutora em Ortodontia, falou sobre a manutenção da ancoragem durante o planejamento e execução do tratamento ortodôntico.

O professor doutor em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva, Fabricio Valarelli. apontou a eficácia da utilização dos mini-implantes no tratamento ortodôntico de casos complexos.

Doutor em Ortodontia Maurício Sakima explicou a biomecânica e ancoragem esquelética e mostrou várias situações clínicas.

As aplicações clínicas de mini-implantes extra radiculares foram abordadas por Fabio Michelletti, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial.

Sobre a Editora Plena– Há 12 anos atuando no mercado editorial, a Editora Plena iniciou as atividades ao identificar falta de informações e conhecimento técnico-científico de qualidade na área odontológica. Conduzida por Janete Moreira e José Antônio Martins, a empresa produz revistas e livros odontológicos de excelência, além da organização de eventos no segmento, e é hoje referência na divulgação de informações e no aperfeiçoamento científico dos profissionais no Brasil e em outros países da América Latina. Mais informações em: www.editoraplena.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *