O desenvolvimento de produtos e serviços high-tech oferecem soluções inteligentes e benefícios que agregam valor ao negócio das empresas de vários segmentos, inclusive da construção civil. Uma das novidades do segmento é a portaria inteligente, recurso em expansão no Brasil, que propõe um novo modelo de gerenciamento de portarias, garantindo mais segurança e tranquilidade aos condôminos.
O sistema é comumente utilizado em empreendimentos com conceitos inovadores. A portaria virtual é gerenciada por agentes que, de maneira remota, controlam todo o acesso ao prédio 24 horas por dia. A solução alia tecnologia à inteligência humana, por meio de uma central de monitoramento e segurança, conectada a circuitos de câmeras, sistema de voz e sensores diversos. A entrada funciona de modo semelhante à tradicional: ao chegar, o visitante interfona, em seguida a central entra em contato com o morador e, assim, libera a passagem.
A segurança é uma das principais vantagens da portaria inteligente. A adoção de tecnologia de ponta e o monitoramento remoto, em tempo real, 24 horas, impossibilita que a portaria seja rendida. Todos os movimentos são gravados e registrados no sistema, o que facilita o rastreamento de informações de entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviços, além de ativar procedimentos de segurança caso haja alguma atividade suspeita no prédio. Outro ponto positivo deste serviço é a redução de despesas administrativas.
Em seu novo empreendimento, a RKM Engenharia implantou uma portaria virtual como diferencial para os futuros moradores do Residencial Américo Papini. A diretora da empresa, Adriana Bordalo, explica que, com a tecnologia mais acessível e difundida, é possível utilizá-la para sanar problemas sociais. “No Américo Papini serão implantados vários dispositivos para aumentar a segurança dos moradores. A portaria virtual é uma dessas inovações, com uma pessoa controlando remotamente o prédio 24 horas, todos os dias da semana”, reforça.