As janelas são elementos indispensáveis para a estrutura de uma casa ou apartamento. Elas são responsáveis pela ventilação e iluminação natural dos cômodos, além da sua participação direta na segurança do imóvel. Janelas contam também com a função de conectar o interno e o externo, já que possibilitam a extensão do olhar para a paisagem, sem contar que contribuem para a estética das fachadas.
Como escolher uma janela? O que dever ser levado em consideração na hora da compra? São perguntas comuns no momento de decidir o modelo certo para a composição do projeto. Pensando nisso, os arquitetos Renato Andrade, Erika Mello e Pietro Terlizzi reuniram observações para explicar sobre esse item indispensável para todos os tipos de imóveis.
A escolha do material da janela deve levar em consideração as prioridades da obra. A madeira oferece um ótimo isolamento térmico e acústico, mas exige uma manutenção regular, o que eleva o custo. As peças de alumínio e aço são as mais procuradas no mercado, pois proporcionam um bom custo-benefício e não demandam tanto cuidado. O ferro é indicado para lugares longes das regiões litorâneas, representa um custo elevado na obra e necessita de manutenção constante. Já esquadrias de PVC são extremamente duráveis e praticamente dispensam cuidados.
É importante consultar a certificação da janela, como o selo do Inmetro, que assegura o atendimento total às normas técnicas nacionais. Antes de realizar a compra, é imprescindível conferir as medidas da esquadria com o vão onde será instalada.
A manutenção sempre dependerá do material escolhido, mas é importante fazer uma observação periódica. A limpeza deve ser regular, independente do material.