A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a Associação S.O.S. Vira-Latas já realizaram mais de 420 castrações de cães e gatos no município. O projeto de controle populacional de cães e gatos, que tem a primeira-dama de Guaratuba, Flávia Focaccia Justus, como incentivadora irá castrar 500 animais de famílias de baixa renda, animais comunitários ou de rua. Quarenta por cento dos animais castrados até o momento é comunitário ou de rua.
Para participar do projeto as famílias cadastram seus animais de estimação para as cirurgias de castração gratuita e recebem orientações. Muitas famílias cadastradas participam com mais de um animal de estimação.
Juntamente com as castrações é realizada a identificação de cães e gatos com microchips. As cirurgias são pagas pela prefeitura. O investimento total chega a R$ 107 mil.
Para o cadastramento na castração gratuita de cães e gatos, as pessoas devem ter domicílio em Guaratuba e renda familiar de até 3 salários mínimos. Os cadastros ocorrem na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No próximo mês será aberto o cadastramento para novas cirurgias.
Castramóvel
O prefeito Roberto Justus informou que, em breve, o município ampliará o serviço gratuito de castração de cães e gatos. Está em fase de licitação o Castramóvel, disponibilizado por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Osmar Bertoldi. O veículo será entregue à cidade dentro de um mês e meio e será administrado pela prefeitura com apoio do voluntariado da Causa Animal.
O veículo se une a outras propostas e ferramentas que visam ampliar políticas públicas de saúde e bem-estar animal como, por exemplo, programas de educação, campanhas de vacinação e de adoção e ações em favor da guarda responsável e de combate ao abandono. Além disso, contribuirá para a redução e proliferação de zoonoses e outras doenças que podem afetar as pessoas.
Código de Defesa dos Animais
Trata-se de um compromisso público assumido pelo Prefeito Roberto Justus. Já nos primeiros dias do governo, a primeira-dama conversou com profissionais, protetores de animais e técnicos da prefeitura para a criação de um programa para proteção e controle de natalidade.
Poucos meses depois, em maio de 2017, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores três projetos de lei para instituir o Código de Defesa e Controle de Natalidade e Proteção dos Animais, regulamentar a reprodução, criação e venda de animais de estimação e para firmar convênio para castração.
Após ampla discussão e realização de audiências públicas que lotaram a Câmara, os projetos foram aprovados e sancionados pelo prefeito.
Em outubro de 2018, o prefeito assinou convênio com a Associação S.O.S Vira-Latas para castração de 500 animais. Ao mesmo tempo, foi iniciado o cadastramento de tutores interessados.