Cuidados pré e pós-operatórios para castração em cães

Apesar de ser um procedimento simples a cirurgia de castração em cães existe cuidados antes e depois da operação. O médico veterinário Marcello Machado traz orientações para que o tutor.

O procedimento pode ser realizado em machos e fêmeas, sempre com anestesia geral. Mesmo se tratando de cirurgia sem grandes riscos, é imprescindível que o animal passe por uma avaliação veterinária completa: exames clínicos e laboratoriais para avaliar a saúde cardíaca e a coagulação sanguínea. Os exames mostrarão se o cão está apto ou não para a cirurgia. Este cuidado é fundamental e protege o animal de estimação de imprevistos e complicações durante o pós-cirúrgico.

Para evitar que ocorram vômitos durante a cirurgia, o veterinário aconselhar a retirada da ração e da água do cão 12 horas antes do procedimento para que ele esteja em jejum.

Caso o cão faça uso de alguma medicação, consulte o veterinário para saber se a dose deve ser cortada ou reduzida no dia da cirurgia. Existem diversos tipos de anestesia e a melhor para o seu cachorro deverá ser indicada pelo veterinário.

Em cirurgias de castração em que foram tomados todos os cuidados pré e pós-operatórios, o cão tem a tendência de se recuperar rapidamente, voltando às suas atividades normais em alguns dias.

Após a cirurgia, o cão é mantido em observação até que desperte da sedação. Os medicamentos que o cão deve tomar após a cirurgia serão prescritos pelo veterinário. Em casa, após a cirurgia, é importante que seja evitado o contato do cão com outros animais, pois eles podem esbarrar nos pontos e prejudicar a recuperação. Separe um lugar tranquilo e confortável para o cão dormir, pois ele precisará descansar.

O animal também não deve ter contato com a incisão, a fim de evitar que ele morda ou lamba – o que iria prejudicar a recuperação. Por isso, o veterinário pode indicar o uso de um colar Elizabethano (cone plástico) ou de uma roupa especial que proteja o corte. Tenha o cuidado de acompanhar a cicatrização e contate o veterinário caso note algo fora do comum.

Por fim, nesta fase de recuperação, não estimule atividades físicas até que o animal esteja liberado pelo veterinário. O cão recém-operado não pode correr, pular e nem usar escadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *