Levar uma vida urbana não necessariamente precisa ser sinônimo de viver imerso nas paisagens cinza do asfalto e dos grandes arranha-céus. A decoração pode levar a natureza para dentro de casa e criar um espaço de refúgio e aconchego. Um exemplo disso é a parede verde, também conhecida como jardim vertical, que se tornou tendência absoluta de decor há algumas temporadas e promete continuar com tudo.
A parede verde é uma estratégia de paisagismo que pode ser aplicada em paredes internas ou externas e consiste em cobri-las por vegetação. Segundo a arquiteta Val Ruon, o que fez com que essa técnica ganhasse tanta evidência foi justamente a possibilidade de trazer a natureza para perto, especialmente em apartamentos, onde a área verde é mais limitada.
As vantagens da parede verde vão muito além da beleza e da tranquilidade que ela traz para os cômodos. A manutenção é baixa, especialmente quando a vegetação escolhida é permanente, e ela ajuda no isolamento acústico, absorvendo os ruídos. A instalação também é bastante prática, como explica a arquiteta.
Outro benefício é a versatilidade da parede verde, que pode ser aplicada em praticamente qualquer ambiente. Mas a dica da profissional é escolher espaços que sejam privilegiados pela iluminação natural.
Em relação à estética, existem peças de decoração que são perfeitas para compor o ambiente com parede verde. A arquiteta destaca os bancos, city garden, cadeiras de balanço, lanternas no chão, livros e outros acessórios que contribuam com essa atmosfera bucólica.
Uma preocupação muito comum quando se trata de jardim vertical é em relação aos cuidados necessários para sua manutenção. Para resolver essa questão, hoje estão em voga as paredes verdes permanentes. Ela explica que com a vegetação permanente, é mais fácil manter a parede sempre impecável, sem a necessidade de irrigação, de substituir as plantas que não se desenvolvem por falta de luminosidade ou de retirar folhas que caem no chão.
“Jardim vertical permanente é uma alternativa muito prática para aderir a essa tendência, especialmente para pessoas que passam o dia fora ou viajam muito, tendo pouco tempo para cuidar de plantas naturais”, finaliza Preta Maciel.