Dicas para acertar na iluminação residencial

A iluminação residencial é fundamental para compor uma boa decoração. Para isso, é preciso prestar atenção na quantidade de luz em cada espaço, sua tonalidade, direção e objetos que fornecem luminosidade.

O primeiro passo para não errar na iluminação residencial é analisar cada cômodo. Isto é, levar em consideração a função que o espaço terá, as atividades a serem realizadas ali, o clima desejado e os objetos a serem destacados. Por exemplo: a iluminação para quarto de casal deve dar a sensação de intimidade e aconchego.

Já a de um ambiente de estudo ou home office deve favorecer a concentração e não permitir o cansaço dos olhos. Para espaços como cozinha e banheiro, além da luminosidade geral, deve-se acrescentar outras em locais específicos, como sobre a bancada de preparo dos alimentos, ilha e ao redor do espelho.

A economia é fator indispensável em qualquer construção, seja residencial, seja comercial. Sendo assim, a iluminação deve ser feita com lâmpadas econômicas e com boa longevidade. O ideal é aproveitar a luz natural sempre que possível e utilizar lâmpadas de LED.

A iluminação residencial pode modificar o aspecto de uma peça. Então, é necessário que seja planejada de acordo com cada ambiente, pensando em sua funcionalidade e sensações desejadas. Ao seguir as nossas dicas, certamente você conseguirá criar ambientes elegantes e com muito aconchego, seja qual for o uso do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *