Sustentabilidade não está apenas em produtos físicos, significa também mudar costumes, hábitos, atitudes e adotar princípios que nos conduzam à convivência harmoniosa com a natureza.
Uma casa bioclimática traz ganhos significativos de custos de manutenção, bem-estar dos moradores, além de ser ecologicamente correta. Para isso, deve ter algumas estratégias importantes, como coleta e reservatório de água da chuva, iluminação natural nos ambientes, ecotelhado com isolamento térmico, aquecimento de água por energia solar, lâmpadas de LED, pé direito alto, paredes externas duplas, entre outras.
Num mundo onde o uso racional dos recursos naturais e o consumo consciente se tornam cada vez mais importantes, a arquitetura bioclimática ganha destaque nas construções. Mais do que nunca é importante que os projetos tenham como base a integração ao meio ambiente. Reduzir a poluição gerada pela obra e aproveitar da melhor maneira possível as condições climáticas e geográficas do local são as tendências do momento.