Mas ao mesmo tempo em que aproxima empresas, clientes e fornecedores, ele também pode prejudicar os resultados se não for bem usado.
A opinião é a da especialista Kellen Caroline Bonassoli, presidente da Associação Brasileira de Podcasters e professora do Centro Europeu, que ministrou, workshop sobre o tema no Engenho de Inovação, no bairro Rebouças. O evento gratuito fez parte da programação do prêmio Empreendedora Curitibana, promovido pela Agência Curitiba.
“O empreendedor precisa saber que o WhatsApp para negócios exige uma conduta diferente do particular. É um instrumento muito eficiente para facilitar a comunicação e para elaborar ações de marketing, mas ele precisa usá-lo da maneira adequada”, diz ela.
Não adianta, por exemplo, uma loja de roupas enviar 70 fotos de produtos pelo WhatsApp para as clientes: isso só vai irritar o comprador. “É mais interessante mandar poucas fotos e o link para a pessoa conferir a coleção inteira no site ou no instagram”, explica.
Kellen destaca que o whatsapp precisa ser encarado como um canal de relacionamento e que também precisa de criatividade do empreendedor. “O whatsapp é uma forma de aproximar a marca e o cliente”, lembra Kellen.