Um imóvel com 30 anos, um casal com duas filhas, mas que agora recebe os netos em casa, um orçamento controlado e muitas ideias na cabeça. Parece roteiro de reality show de reforma, mas foi o briefing recebido pela arquiteta Ana Johns para elaborar um projeto que mudaria totalmente os ambientes de uma casa de 120 metros quadrados, localizada em Curitiba (PR).
A prioridade dos clientes era com relação à área social e os espaços de armazenamento. Por se tratar de uma casa antiga, toda a área social tinha uma configuração com pequenos cômodos separados: uma sala de estar e jantar, uma copa e uma cozinha, o que desagradava os moradores, que não conseguiam realizar as atividades do dia a dia juntos. “A cliente se incomodava muito com o fato da família estar reunida na sala e ela ficar sozinha na cozinha preparando as refeições ou realizando tarefas domésticas”, explica Ana Johns. A proposta apresentada com o projeto, foi de uma mudança radical em toda a área social da casa, com retirada de paredes, mudança de pontos elétricos, uma transformação geral com relação ao existente.
Segundo a arquiteta, outra mudança significativa na estética da casa, foi a troca total de revestimentos, que estavam datados pela época em que o imóvel foi construído.“Para o piso, optamos pelo mesmo porcelanato em toda a casa. A cozinha foi modernizada com o uso de uma composição com três cores do revestimento Bella Vita da Portinari, em formato de espinha de peixe. Os banheiros também ganharam cara nova com revestimentos claros e detalhes dentro do box”, complementa Ana.
Para solucionar a questão do armazenamento, a profissional optou por móveis sob medida, tendo o melhor aproveitamento para cada cômodo.