Na hora de decidir a cor da casa e da decoração, vale se atentar à função de cada uma. A arquiteta Laura Lopes ensina como usá-las sem medo. Confira:
Cores quentes para ampliar o ambiente
As cores quentes são aquelas que remetem à luz solar e ao fogo, como amarelo, laranja e vermelho. Segundo a profissional, elas são indicadas principalmente para espaços menores, já que dão a sensação de amplitude. “Os cômodos acabam parecendo maiores do que realmente são. É um truque simples e mais barato do que derrubar paredes, por exemplo”, explica Laura. Já as cores frias – verde, azul e violeta – têm o efeito contrário. Fazem com que o espaço pareça menor. Por isso, é preciso cuidado na hora de escolher a forma como serão usadas. Tudo vai depender do efeito que se deseja proporcionar.
Cores para aquecer o ambiente
Essa é outra função das cores quentes. Elas dão uma sensação de calor e aconchego. São ótimas para cômodos com pouca incidência de luz solar. “Eu também sempre aconselho que as pessoas usem no quarto do casal”, afirma a arquiteta. Pode até fazer um quarto clean, mas vale colocar uma almofada, cabeceira, quadro, escultura, ou até pintar uma das paredes com cor quente. “Sempre tem que ter um tom quente no quarto. Mas sem excesso”, avisa. “Se pintar o quarto todo de vermelho, por exemplo, a pessoa não conseguirá dormir. É uma cor que agita e interfere no dia a dia”.
O uso de uma única cor
A profissional salienta que usar somente uma cor, ou seja, deixar a casa monocromática faz com que ela fique estática. Agora, se houver o interesse de dar uma sensação de movimento vale misturar e fazer uma combinação de cores quentes e frias.
O laranja, o amarelo e o vermelho
Essas cores dão a percepção de movimento, alegria, festa. Por isso, são mais indicadas para cozinha, copa, sala de jantar… Ambientes que reúnam pessoas e sejam usados para a alimentação – já que também despertam o apetite. O vermelho ainda pode ser explorado no quarto do casal, para dar vida ao espaço e esquentar a relação. O amarelo é indicado no escritório já que, assim como o azul, incentiva a criatividade, a leitura…
Cores frias nos tons e ton sur ton de azul e verde
Essas cores traduzem tranquilidade, introspecção. Por isso, vale usá-las em banheiros, onde muitas vezes costumamos relaxar durante o banho; sala de estar, quarto de bebê… Elas são ótimas para acalmar e ajudam a desacelerar.
Tons neutros
As cores neutras são as grandes coringas da arquitetura e design. Branco, preto, marrom, creme, bege, cinza e suas variações funcionam bem em todos os ambientes. Essas cores são uma ótima escolha para quem não pretende ou tem medo de ousar muito. Ter uma cor neutra como base facilita ainda para combinar detalhes e até paredes de tonalidades mais chamativas. São uma boa opção para casas onde vivem muitas pessoas já que agradam a todos os gostos. “Se você é mais conservador e prefere não arriscar muito, opte pelos tons neutros nas paredes e móveis, e aposte em tons quentes nos detalhes e na decoração”, conclui Laura.