Prêmio Gestor Público destaca urbanismo

“Urbanismo – Planejar o município é melhorar a vida”. Este é o tema da sétima edição do Prêmio Gestor Público Paraná/2019. As inscrições podem ser feitas no site www.pgp-pr.org.br, e se estendem até o dia 31 de julho, para projetos de qualquer área da administração municipal. A premiação está prevista para o mês de novembro, em solenidade que terá lugar no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep-PR), com o objetivo de valorizar projetos inovadores das administrações públicas municipais, reconhecendo propostas que promovam transformação social e melhorem a vida da população. Incentiva as cidades a organizarem a mensuração quantitativa e qualitativa dos resultados de suas boas práticas, funcionando ainda como modeles e inspiração para que outros gestores criem projetos semelhantes.

Partindo de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais 85% da população do país vive em cidades, o prêmio via estimular a criação de políticas públicas voltadas à infraestrutura do espaço urbano e sua conexão com o campo, fundamental para avanços econômicos, sociais, ambientais e políticos. Todos os projetos inscritos no PGP-PR desde o início da premiação ficam registrados em uma plataforma especial, denominada Banco de Projetos, e estão disponíveis para consultas, podendo ser replicadas por outros municípios no Paraná ou em todo o país.

A ideia de urbanismo deve ser entendida como um conjunto de práticas capazes de mudar a realidade do município. Conforme os organizadores, a sétima edição foi idealizada com o fim de “premiara capacidade dos gestores públicos de planejar e aplicar ideias destinadas ao desenvolvimento urbano e rural, mas mesmo iniciativas em andamento que fujam do tema central podem ser inscritas, como saúde, educação, habitação e outros”. Cada gestor pode participar com até cinco projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *