A madeira tem necessidades diferentes de pisos frios, como porcelanatos ou cerâmica. Sendo um material de origem orgânica, ela precisa de cuidados especiais, mas isso não significa trabalho ou gastos extras.
A primeira regra fundamental para todo tipo de piso de madeira é nunca deixá-lo submergido em água, ou seja, não lave o piso de madeira. Utilize uma vassoura de cerdas macias para varrer o piso, e se precisar aspirar, cuidado para que as rodinhas ou a ponteira do equipamento não arranhem as tábuas.
Para eliminar o pó e marcas de uso, utilize os produtos de manutenção específica, umedeça em um pano ou use a própria mop e passe no chão, em seguida enxugando com um pano seco e macio. Nunca use produtos químicos, ceras ou abrasivos, pois eles danificam a madeira.
Algumas pessoas costumam passar cera no assoalho de madeira, porém, isso não é indicado. Para quem gosta do piso reluzente, é preferível optar por aplicar no assoalho um verniz brilhante, que dê o tom de brilho desejado. Isso vai eliminar a necessidade de usar a cera.