Ao contrário do que muitas pessoas pensam, incluir soluções de funcionalidade nos armários do closet não significa prejudicar a estética do projeto – o segredo é escolher itens que aliem design e tecnologia. Utilitários para armazenamento vertical dentro dos armários, otimizam espaço e organizam o closet.
O cabide tradicional, básico na organização das roupas, é indicado para pendurar camisas, jaquetas, vestidos e outras peças delicadas. Em móveis que não têm espaço para inserir calceiro, a dica para aproveitar melhor o espaço, é investir em cabides duplos.
Os acessórios não podem ficar de fora na arrumação do closet e são curinga para organizar gravatas, lenços e outras peças. Devem ser multifuncionais e são indicados para casais, assim cada um pode ter seu próprio cabide para acessórios e evitar confusão dentro do armário.
Os calçados não podem ser armazenados de qualquer jeito. Tênis, sandálias, botas e outros precisam ser guardados com cuidado e estilo – regra básica para quem adora sapatos. Garanta que o mobiliário do closet tenha uma boa sapateira (ela pode ser fixa ou deslizante; vertical ou horizontal). Se preferir uma solução mais versátil, invista em uma sapateira suspensa, que acomoda até dois pares de calçados.
O organizador de bolsas é uma espécie de cabide vertical que armazena os itens dentro de armários (também disponível na opção para ser fixado ao móvel). Ótimo truque para quem tem um espacinho sobrando e prefere reaproveitá-lo. Quem está iniciando o projeto de closet pode considerar a inclusão de uma prateleira porta-bolsas , com capas para proteger as alças das bolsas penduradas.
Homens que vestem cintos e gravatas no dia a dia precisam de praticidade. Para auxiliar, basta fixar ao móvel um porta-cinto e gravatas, assim é mais fácil organizar esses acessórios e compor as combinações.