A medida valerá a partir do dia 10 de março, quando a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) acabará com controle anotado em papel.
Essa mesma integração temporal com uso do cartão-transporte já é feita nas Ruas da Cidadania do Boqueirão, Boa Vista, Tatuquara, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Cajuru.
Um posto de confecção e desbloqueio de cartão-transporte foi montado dentro do Shopping Popular para atender os moradores que circulam por ali e fazem uso do transporte coletivo.
A integração temporal garante que o passageiro tenha até duas horas para fazer suas compras e retornar para o terminal Capão Raso sem pagar nova tarifa de ônibus.
Hoje existe um validador de integração no Shopping Popular. A Urbs aumentará para três, um para cada corredor. A integração temporal com o uso do cartão-transporte funciona igual nos demais equipamentos públicos como Ruas da Cidadania, que contam com o sistema.
Como funciona
O passageiro que sai do terminal tem de passar o cartão no validador de saída do terminal e depois validar o mesmo cartão no equipamento que fica dentro do Shopping Popular, um em cada corredor (em março todos terão um validador).
Valida o cartão na entrada shopping, no equipamento instalado nos corredores. O passageiro tem 10 minutos para essa validação.
Após essa validação, são duas horas para permanecer no shopping e retornar ao terminal sem pagar outra tarifa.
O sistema não aceita cartão avulso ou de outros sistemas de transporte. Usuários do sistema metropolitano, por exemplo, podem fazer essa integração desde que tenham cartão da Urbs e o usem no mínimo uma hora antes em um terminal, ônibus ou estação do sistema urbano de Curitiba.