O Arbo Cabral, empreendimento da MDGP Incorporações, é um exemplo. Com obras já em andamento, desde o projeto a incorporadora teve a preocupação em controlar e amenizar os impactos ambientais, a gestão dos resíduos e cuidados com os trabalhadores e também no entorno da obra.
“São planejadas e definidas as melhores estratégias para a redução na geração de resíduos, reaproveitamento da própria obra, separação de materiais, armazenamento, transporte e destino”, explica Matheus Fortes, da Consultoria Forte Soluções Ambientais, responsável pela certificação GBC Brasil Condomínio do Arbo Cabral, que tem previsão de entrega no final de 2020. Segundo Matheus, com todas estas medidas, o Arbo Cabral pode reduzir a geração total dos resíduos das obras e atingir mais de 90% do volume gerados de resíduos encaminhados para reutilização ou reciclagem, desviando de aterros sanitários.
No empreendimento, os funcionários são treinados para garantir segurança na obra, com a utilização de EPI’s e orientações sobre hábitos alimentares, higiene, saúde e uso racional da água e da energia. Já no entorno do Arbo Cabral, existe um cuidado com as ruas. Caminhões não saem do canteiro se as rodas estiverem sujas e a poeira é controlada, sendo analisada antes e durante a obra, investigando a quantidade e o tipo de material utilizado.