Cinco dicas para acertar ao comprar apartamento na planta

Por outro lado, como o imóvel ainda não está finalizado, é importante adotar alguns cuidados antes de decidir pela compra para que você tenha a certeza de que fará uma negociação segura e vantajosa.

Comprar apartamento na planta não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, pode ser muito vantajoso. Para esclarecer os principais pontos na hora de comprar um apartamento na planta, Lucas Araújo especialista em mercado, lista as melhores dicas para não errar na hora de fechar o negócio.

Conheça o projeto e os materiais de apoio

O apartamento na planta é, no momento da compra, intangível: você não consegue vê-lo, tocá-lo, nem tampouco visitá-lo, certo? Por esse motivo, a melhor forma de visualizar o que você está comprando é visitar o decorado do apartamento no terreno onde o prédio será construído. Estudar o projeto e os materiais de divulgação da incorporadora também ajuda. Essas peças podem incluir fotos e vídeos, perspectivas dos espaços e até mesmo uma maquete do projeto. Para ter acesso a esses documentos, visite o plantão de vendas do empreendimento, onde representantes da construtora estarão à disposição para esclarecer dúvidas e mostrar detalhes da obra.

Estude o custo-benefício
O custo-benefício de um imóvel na planta deve ser avaliado a partir de uma série de fatores, como localização, tamanho, prazo para entrega da obra, qualidade dos acabamentos, benefícios do condomínio e, claro, o valor da compra. Essa é uma análise que varia de imóvel para imóvel, mas é importante considerar as opções no mercado, o potencial de valorização e a destinação que você quer dar para a propriedade, ou seja, se a sua família viverá nela ou se optará por alugar para terceiros. A dica é fazer as contas e fechar o negócio após estar convicto de que ele é vantajoso.

Pesquise o histórico da construtora e da incorporadora
As diferenças entre essas duas empresas são uma dúvida comum de quem busca entender como comprar apartamento na planta. A incorporadora é responsável por articular os negócios que envolvem o projeto, fazer as vendas, negociações, formalização de registros e documentos, enquanto a construtora efetivamente executa a obra nos moldes projetados. Há casos em que uma mesma empresa atua nas duas funções. No caso das empresas de capital aberto na bolsa de valores, todas as informações financeiras e operacionais estão acessíveis ao público. Assim, torna-se mais fácil consultar a saúde financeira e o histórico da organização.

Analise o prazo de entrega
Antes de comprar o apartamento na planta é fundamental conhecer o prazo de entrega do empreendimento. Além de consultar a construtora, pesquise se ela tem um bom histórico de cumprimento de prazos e, se não, qual é o tempo médio de atraso. Observe que, em muitos casos, o contrato estipula um período possível de atraso, portanto, ele não pode ser ignorado.

Verifique se o contrato contém cláusulas de garantia ou proteção
Algumas situações devem estar previstas no contrato de modo a proteger tanto o comprador quanto a incorporadora e a construtora. Estude o contrato antes de assinar e certifique-se de que ele contém: prazo máximo da obra, incluindo a tolerância de atraso; consequências em caso de desistência do comprador; multas e penalidades para descumprimento de cláusulas; prazo para troca de materiais de má qualidade ou conserto de defeitos e garantia contra problemas estruturais de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *