Os sofás trazem conforto aos projetos de living completam os ambientes com seus estilos únicos. São as estrelas dos livings. Na vida contemporânea, concentramos nosso tempo com amigos e família em torno deles – ou então, apenas relaxamos em suas almofadas confortáveis ao fim do dia, depois do trabalho. Por seu papel tão essencial à rotina, a responsabilidade de escolher o modelo certo é grande. Ele não só deve seguir o estilo decorativo do restante do lar, como ter tamanho e conforto adequados ao ambiente, seja ele o home theater, um living integrado ou uma sala pequena.
Existem sofás de todos os tamanhos, em todos os formatos – no final, a decisão depende do estilo de vida do morador.
Queridinho dos home theaters, o sofá com chaise segue o formato ‘L’. É como se ele convidasse o morador à se deitar ou ler um livro envolto por suas almofadas. Ao mesmo tempo, se adapta à presença de mais pessoas no ambiente, sejam visitas ou outros moradores.
É difícil não reconhecer um sofá inspirado no estilo Chesterfield. De origem britânica, os modelos tem braços arredondados e encosto de botões, tipo capitonê. Por isso, combina com ambientes tão clássicos quanto a elegância inglesa.
Um sofá modular é extremamente vantajoso: geralmente, tem suas secções grandes e confortáveis, boa acomodação para todos do ambiente. Ele é adaptável, já que conta com módulos que podem ser usados em configurações variadas e de acordo com o ambiente e desejo do morador.
O sofá retrô faz parte da tendência de resgate de referências antigas, aliando-os a formas contemporâneas. Seu design depende da época em que foi inspirado. No caso da foto, as linhas mais simples, formato retangular e pés palito remontam à década de 50.