Horta terapêutica revitaliza espaços de cultivo na cidade

O prefeito Rafael Greca inaugurou a horta do Mosteiro Monte Carmelo, da Associação Casa do Servo Sofredor (ACSS), no Pinheirinho. A nova área de cultivo de hortaliças tem o apoio do município e é resultado de um convênio com o governo do estado, que está repassando R$ 300 mil para o programa de Agricultura Urbana da prefeitura.

A parceria irá permitir a implantação e a revitalização de um total de sete áreas de cultivo de alimentos frescos, entre hortas comunitárias (para moradores de bairros em terrenos públicos e privados) e institucionais (canteiros de cultivo ocupacional e terapêutico de organizações sociais e religiosas). Até o fim de 2019, Curitiba passará a ter 96 hortas comunitárias, institucionais e em escolas.

O prefeito agradeceu a parceria com o governo do estado e falou da importância do trabalho realizado pela ACSS que resgatam as pessoas da dependência. Greca se disse um entusiasta das hortas urbanas e do consumo de comida de verdade. “A ideia de uma cidade que se abre para a natureza, que cultiva a terra e consome comida de verdade é um projeto completo de sustentabilidade”, disse o prefeito.

Em uma área de 400 m² do Mosteiro Monte Carmelo, foram preparados 17 canteiros repletos de pés de legumes e verduras que ficarão sob os cuidados das pessoas atendidas para tratamento de dependência química pela Associação Casa do Servo Sofredor.

A horta deverá contribuir para a melhoria da qualidade da alimentação dos 60 homens e 30 mulheres acolhidos pela instituição religiosa, além de ajudar na recuperação da saúde e atuar como ocupação social e profissionalizante, uma vez que no local há atendimento e capacitação para os assistidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *