Morar em um condomínio tem inúmeras vantagens, como segurança, praticidade e o conforto de ter no local áreas de lazer como piscina, churrasqueira, academia, entre inúmeras outras possibilidades. No entanto, como esses são espaços comuns, e com a proximidade dos vizinhos, é preciso seguir algumas regras básicas de convivência para que não surjam discórdias entre os condôminos.
Quando uma construtora registra um empreendimento, estabelece também a Convenção do Condomínio, documento que reúne regras com o que pode e o que não pode ser feito no espaço, como a realização de festas em lugares impróprios, áreas liberadas para pets, entre outros pontos.
A cada dia cresce o número de pets em condomínios, e estes não podem proibir os moradores de terem animais de estimação. O comum é determinar qual o porte permitido e as obrigações com o animal – por exemplo, se pode usar o elevador social ou não. Para evitar conflitos, é preciso que os moradores escolham animais de acordo com o tamanho do apartamento. Apesar de serem preciosos companheiros, é preciso atenção para que o pet não atrapalhe o sossego dos vizinhos, especialmente em função do barulho.
Respeite o horário de silêncio estabelecido pelo condomínio – geralmente às 22 horas. E, mesmo no horário permitido, tenha sempre bom senso. Cuidado para não incomodar os vizinhos com ruídos excessivos ou som muito alto.
Seja educado e cordial e cumprimente as pessoas quando entrar e sair do elevador. Espere as pessoas saírem para entrar. Segurar a porta para os demais é um gesto de gentileza, que deve ser praticado.
Trate todos os funcionários de maneira cordial. Além de ser questão de educação, são pessoas fundamentais para o dia a dia do condomínio.
Ensine as regras do condomínio para os seus filhos e cobre que eles as cumpram. Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas não destinadas para brincadeiras, lembrando ainda que crianças pequenas devem sempre estar acompanhadas por um adulto.
O lixo deve estar sempre embalado, e ser descarregado no local designado. Não jogue bitucas de cigarro, papeis ou qualquer lixo pela janela. Estacione o seu veículo sempre na vaga que lhe é destinada e de maneia correta, respeitando os limites das faixas. Lembre-se que a preferência na circulação é de quem está chegando.