Mesmo quem não tem muitos pertences ou vai se mudar para um local próximo do atual, precisa prestar atenção em alguns detalhes, para que a mudança seja rápida e não tenha contratempos desnecessários.
A especialista Gabriela Coelho apresenta algumas dicas que foram selecionadas pela arquiteta, especialmente para quem não quer passar perrengue na hora de se mudar:
Planejamento
Com tempo sobrando tudo fica bem mais fácil e menos corrido. Por isso, tente marcar a data da mudança com algum tempo de antecedência para que tudo seja pensado com bastante calma. Outra dica é tentar planejar as tarefas dia a dia para que não se acumulem nas datas mais próximas.
Escolha o que levar
Quer melhor hora para desapegar daquela roupa ou tênis que não te serve mais? Aproveite esse momento em que é preciso selecionar os objetos que serão encaixotados, para doar o que você não utiliza mais. Além de fazer uma boa ação, são itens e peso a menos na hora do transporte.
Identificação
Conforme for guardando seus pertences nas caixas, é importante que identifique seu conteúdo ou mesmo o cômodo da casa em que o objeto será utilizado. Isso vai facilitar, e muito, quando você for desempacotar e arrumar toda a bagunça.
Objetos frágeis
Louças, copos, garrafas de bebidas e outros itens devem ser separados e embalados com plástico bolha para evitar que se danifiquem no momento do transporte. Uma boa opção, caso seja possível, é levar esses objetos de carro antes do dia da mudança.
Bichinhos de estimação
Sem dúvida, eles são os que mais sofrem com todos os preparativos e a agitação do dia da mudança. O ideal é que eles fiquem na casa de outra pessoa até que tudo seja finalizado, evitando o stress e até mesmo que eles se machuquem com algum objeto.
Horários para carga e descarga
A maioria dos prédios residenciais tem regras bem definidas no que diz respeito às mudanças. Então, é importante ficar atento e checar com o síndico ou zelador do prédio que você está saindo e para o que você está se mudando, quais os dias e horários permitidos para carga e descarga. Não se esqueça de pedir para reservar uma vaga para o veículo que fará o transporte estacionar!