A chance de a concepção acontecer naturalmente depende de diversos fatores, mas podemos afirmar que a taxa média de gestação varia entre 20 a 40% a cada ciclo menstrual, e a ausência de gravidez depois de 12 meses de tentativas pode apontar para um diagnóstico de infertilidade conjugal. Endometriose, Síndrome do Ovário Policístico e problemas na ovulação estão entre as causas mais comuns de infertilidade nas mulheres, ao passo que problemas de má formação, na baixa habilidade dos espermatozoides se locomoverem e também a baixa quantidade de espermatozoidessãoas causas de infertilidade masculina.
Os fatores devem ser investigados por um especialista, mas os avanços na área de reprodução humana têm assegurado boas taxas de sucesso para casais que buscam tratamento. Como o embriologista pode manipular o esperma para garantir a fecundação, alguns especialistas em reprodução humana consideram o tratamento de subfertilidade masculina redundante. Para a Dra Aniele Hayashi, primeira especialista em Curitiba no tratamento de acupuntura para fertilidade, o fator masculino pede uma atenção especial.
“Acredito que o objetivo do tratamento seja maximizar as chances de sucesso de cada casal alcançar a gravidez de forma natural, minimizando os riscos à saúde e os custos envolvidos. Portanto acho essencial que o tratamento de subfertilidade masculina não deva ser ignorado.