Apartamentos pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente nas cidades grandes, onde a demanda por esse tipo de empreendimento é crescente. Com espaços reduzidos, é necessário usar a criatividade para dar função a cada precioso metro quadrado.
Segundo a arquiteta Carolina Ouro, quanto menor o apartamento, maior deve ser o cuidado com o projeto. A profissional sugere para que se use bem a iluminação de forma que o ambiente fique mais claro, como por exemplo, luzes no teto, na parede, na marcenaria, e etc. E também utilizar marcenaria planejada, como armários e portas de correr.
De acordo com ela, é aconselhável o uso de caixas organizadoras, pois, assim é possível armazenar mais objetos, de forma mais funcional. Cores claras costumam deixar o ambiente maior. Dessa forma, é importante que a “base” do projeto seja com cores claras e neutras. Já os materiais escuros, com desenhos ou texturas devem ser utilizados nos detalhes.
Móveis escuros, pesados e profundos devem ser evitados. Esses objetos devem ter profundidades mínimas para não atravancar os ambientes, e precisam ser pensados com muita cautela, para que sejam preservadas as circulações adequadas, oferecendo um resultado harmônico e funcional. Os espelhos, que são sempre bem-vindos, mas nunca um de frente para o outro para não dar a sensação de fundo infinito.