Os tons escolhidos para pintar as paredes realmente são capazes de afetar o humor das pessoas e estimular sensações. Quem nunca passou pela experiência de entrar em um ambiente e se sentir relaxado ou o contrário, entrou no local e se sentiu mais desperto e energizado? Por isso é tão importante prestarmos atenção na hora de escolher a tinta das paredes da nossa casa, pois elas influenciam no astral dos cômodos.
Para Ana Kreuzter, especialista em cores, dá algumas dicas de cor e as opções para cada sensação:
Tranquilidade e relaxamento: as cores mais indicadas para quem quer transmitir calma em um ambiente são as mais claras, como tons de branco, pastel e azuis, mas há uma cor que se destaca: o verde. Na simbologia, o verde é considerado uma cor equilibrada. Entre o quente do vermelho e o frio do azul, o verde é fresco e agradável. Entre o seco do vermelho e o molhado do azul, o verde é úmido. Ele acalma e traz segurança.
Elegância e sofisticação: se a intenção é fazer com que o cômodo passe essa ideia – seja em uma biblioteca ou no quarto de uma pessoa mais séria, por exemplo – é indicado usar tons escuros, principalmente os azuis e violetas.
Aconchego: os tons neutros e ligeiramente pigmentados, como marrons clarinhos e puxados para o rosa ou o laranja são uma ótima pedida para tornar um cômodo mais acolhedor. Esses tons transmitem uma busca pelo natural e exprimem o desejo comum de levar a natureza para dentro de casa, além de estabelecerem conexões mais profundas com a nossa essência e ancestralidade.
Descontração e alegria: Para os locais da casa que são destinados a receber os amigos e familiares para confraternizações, uma boa ideia é optar por tons vibrantes como vermelhos, rosas, azuis vibrantes, laranjas e amarelos. Essas cores estimulam a criatividade e a comunicação.