Simulação mostra preparo de estudantes para situações de risco

O programa da Prefeitura de Curitiba “Defesa Civil na Educação – Conhecer Para Prevenir (CPP)” encerra suas atividades deste ano implantado em 100% das unidades de ensino da rede pública municipal. Essa meta estava prevista para ser atingida só no final do ano que vem.

Uma simulação de situação de riscos e desastres em escola, feita pelos estudantes na sede da Prefeitura, marcou o encerramento das atividades no ano de 2015. Oito estudantes da Escola Municipal Dom Bosco improvisaram uma sala de aula na sede da Prefeitura para simular o que fazer e como agir em três situações de emergência: tiroteio nas proximidades da escola, vendaval com risco de destelhamento e incêndio. Para cada uma dessas situações, as orientações e procedimentos diferem quanto à proteção e cuidados a serem adotados.

“O programa está em todas as escolas da rede pública municipal, inclusive atende as crianças dos centros de educação infantil, que aprendem o que fazer, como agir e a se proteger diante de alguma emergência”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “É um trabalho continuado para evitar tragédias, por meio do incentivo, valorização e potencialização das iniciativas de prevenção”, acrescentou.

O CPP tem o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto aos procedimentos e medidas a serem adotadas diante de situações emergenciais, como acidentes e desastres, além de prevenir para minimizar danos e prejuízos.

Neste mês completará um ano da sanção da lei municipal que transformou o Conhecer Para Prevenir em uma política pública permanente de prevenção e de proteção na cidade.

O CPP, parceria das secretarias da Defesa Social e Educação, fecha o ano de 2015 presente em 437 unidades de ensino e com a realização de 1.748 treinamentos simulados de emergência e capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *