No Paraná, 25% dos imóveis são comprados por meio de consórcio

Um a cada sete imóveis no país são comercializados por meio dos créditos do consórcio,segundo dados de um levantamento realizado em abril de 2015 pela assessoria econômica da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), divulgado em 17 de junho. A pesquisa, referente ao primeiro trimestre deste ano, revela que no Paraná o volume é de 25,2% das negociações, a segunda maior na comparação com outros estados brasileiros, atrás apenas de Roraima, com 29,3%. A região Sul teve o melhor desempenho, de 19,6%.

Outra pesquisa da ABAC aponta que a maioria dos contemplados em consórcios de imóveis no Brasil usou seus créditos para comprar um local pronto para morar. Ao todo, 73,4% são destinados à aquisição de unidades residenciais. Os demais – 26,6% – distribuem-se entreterreno (12,3%), imóvel na planta (7,8%), espaço comercial (3,5%), reforma (2,7%) e casa de praia ou campo (0,3%).

Crescimento

Na contramão da crise econômica do país, o segmento registrou um crescimento de cerca de 20% no país, de janeiro a abril de 2015. Somente no Paraná, o aumento na comercialização de créditos foi de 15% no mesmo período. “Todos estes dados confirmam que, cada vez mais, o consórcio de imóveis é uma opção vantajosa, principalmente frente às mudanças das taxas de juros dos financiamentos, anunciadas recentemente pelas instituições bancárias”, afirma a diretora-superintendente da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, Tatiana Schuchovsky Reichmann.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *