Entra novidade e sai novidade, um material que nunca deixa de ser tendência na decoração, mesmo com o passar dos anos, é a madeira. Ela se renova e encontra meios de ser atual em qualquer projeto de decoração, seja em pequenos detalhes, ou por completo. Reflexo disso são os pisos de madeira, que ganham novas aplicações sem deixar de perder a sofisticação.
Em meio a um mercado vasto de opções em pisos e revestimentos, o de madeira vem ganhando cada vez mais espaço. Entre as novidades estão as cores, veios e texturas das madeiras que fogem do padrão natural. “Uma das tendências que vem crescendo é de pisos com aspecto de demolição, onde a sua superfície é escovada e tonalizada”, explica Alessandro Faria, diretor da Masterpiso Engineered Floor. A empresa, parte do grupo IndusParquet, a maior do segmento no mundo, produz pisos multiestruturados em madeira, que se diferencia do maciço por ter base composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento, que são montadas de maneira em que as fibras fiquem cruzadas e revestidas com capas de madeira nobre.
Os pisos da marca recebem oito camadas de verniz, com óxido de alumínio em uma delas e secagem UV, para proporcionar alta resistência e brilho especial. Os modelos recebem forte influência das novidades dos mercados americano e europeu, para onde a marca também exporta seus produtos. “Mesmo assim, os arquitetos estão cada vez mais arrojados e nos pedindo padrões diferenciados de acordo com o estilo do projeto e cliente”, conta o diretor.
Para a arquiteta Samara Barbosa o piso de madeira não perdeu a majestade com o passar dos anos, pelo contrário, se adequou a linha contemporânea dos projetos com ares de sofisticação. “A madeira é atemporal, nunca vai perder o seu requinte. Se a instalação do piso for bem executada, a durabilidade é grande, além da beleza e aconchego, que é superior a de outros revestimentos. Hoje os pisos acetinados e coloridos em madeira, por exemplo, são bastante solicitados”, diz.
Atualmente as madeiras mais utilizadas para a produção dos pisos são o Cumaru, Sucupira, Amendoim e Peroba, que, segundo Alessandro, não são mais requisitadas pela falta de conhecimento dos clientes. “Uma das dúvidas, principalmente daqueles que moram em regiões mais quentes é se o piso de madeira pode aquecer o ambiente, e pelo contrário, ela é atérmica e traz aconchego, seja nas altas ou baixas temperaturas”, diz.