Curitiba implanta semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida

Pessoas com mobilidade reduzida terão mais tempo e maior segurança nas travessias de cruzamentos semaforizados em Curitiba. A Prefeitura iniciou a implantação de uma nova tecnologia que permite aumentar o tempo de abertura dos semáforos para pedestres  mediante o uso do cartão transporte de idoso ou do cartão de pessoa com deficiência, ambos fornecidos pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). Os equipamentos serão instalados em 31 pontos da cidade.

Foram escolhidos locais que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. “É uma tecnologia a favor da vida, que vai dar maior segurança nas travessias. Com menos atropelamentos nos cruzamentos, também contribuímos para a diminuição dos gastos com saúde pública decorrentes de acidentes de trânsito”, afirma o prefeito Gustavo Fruet.

O primeiro módulo de leitura de cartões foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio), no Rebouças. Os equipamentos poderão ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs. São 120 módulos da empresa Dataprom adquiridos via licitação (modalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil e que deverão ser instalados nos próximos 90 dias.

O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura. O tempo de abertura é aumentado em até 50% em relação ao tempo de semáforo normal em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *