A Prefeitura de Curitiba deu início à transformação do Centro de Controle Operacional da Urbs em Centro de Gestão e Controle Operacional do Município, que concentrará o monitoramento de diferentes áreas da administração municipal.
O primeiro passo foi a entrada em operação, no CCO da Urbs, de 39 câmeras da Secretaria Municipal de Defesa Social que serão operadas por dois guardas municipais. Com isso, o CCO passa a contar com 750 câmeras e a previsão é chegar a 1.024 até o fim de 2016.
A unificação do controle operacional do trânsito, transporte coletivo, táxi, guarda municipal representa um novo patamar na gestão e funcionamento da cidade. A partir de agora, o novo Centro reúne no mesmo espaço e no mesmo grupo de comando on-line, técnicos, engenheiros e fiscais do trânsito, do transporte coletivo e do táxi, além de guardas municipais.
A iniciativa vai agilizar o atendimento em todas as áreas monitoradas, representando mais segurança e conforto para a população e, especialmente, para os usuários do transporte coletivo. No caso de uma invasão a uma estação-tubo, por exemplo, a ação da guarda será muito mais rápida. Por outro lado, quando uma ação da Guarda exigir alteração de rota dos ônibus ou orientação de trânsito, isso também será feito automaticamente.
Inteligência
A integração de diversas áreas em um mesmo centro operacional irá reforçar a capacidade reativa e preventiva do CCO. A ideia é, no futuro, agregar profissionais, equipamentos e inteligência de diversas áreas e serviços, como o Samu, a defesa civil, a ação social e Central 156.
Além das imagens, da operação das câmeras, o CCO também conta com informações do sistema de bilhetagem eletrônica que permite saber em tempo real a localização de cada ônibus do transporte urbano, a velocidade desenvolvida, se parou no ponto ou fora dele, quantos passageiros passaram pelas catracas, quantos isentos, quantos pagaram com cartão ou dinheiro e qual a situação do ônibus naquele momento.
Equipados com computador de bordo, GPS e dispositivos eletrônicos, os ônibus permitem comunicação em tempo real do motorista com o CCO, informando eventuais problemas mecânicos, dificuldades de operação, acidentes ou mesmo assaltos. Por outro lado, os operadores do CCO, agora com a Guarda Municipal incluída, podem encaminhar mensagens em tempo real orientando o motorista sobre como proceder em cada situação.