A Construtora e Incorporadora Laguna implantou no Iguaçu 2820, edifício corporativo referência em sustentabilidade, o sistema de bike sharing. O uso compartilhado de bicicletas tem como objetivo ser mais uma opção de solução ambiental e de mobilidade urbana.
Amplamente difundido em países da Europa e nos Estado Unidos, o sistema permite que as pessoas aluguem a bicicleta por um período de tempo. Cinco bicicletas Integrated ONLock de alta tecnologia foram instaladas no edifício e funcionários dos escritórios terão a possibilidade de utilizá-las no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.
Apesar de algumas capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, terem implantado dispositivos similares, nenhum sistema é como o desenvolvido no Iguaçu 2820. “É uma inovação em edifícios comerciais. Existe uma forte ligação da economia chamada criativa com o uso de bicicletas e é por esse e outros motivos que cidades e empreendimentos de Nova Iorque, Londres e Paris, por exemplo, estão investindo em soluções que estimulam o uso desse meio de transporte”, justifica Larissa Fagundes Leonardi, coordenadora de marketing da Laguna.
A ideia, segundo ela, é estimular o uso compartilhado das bicicletas e também outras formas de transporte que não apenas o carro. “A Laguna traz como um de seus pilares a questão da sustentabilidade. A implantação do bike sharing é para dar mais uma opção de qualidade de vida às pessoas. Acreditamos que desafogar o trânsito por meio do uso de bicicletas é uma forma de contribuir com a sociedade”, afirma.
Além da implantação do sistema, a Laguna também pensou em outras facilidades para aqueles que resolverem usar as bikes. O Iguaçu 2820 conta com um bicicletário e um vestiário com chuveiros. Outra facilidade é que a região do edifício é coberta por ciclovias, o que já auxilia no percurso.