Para a arquiteta Lisiê Tavares Pissetti, o contraste das cores no ambiente o torna sofisticado, mas quando é demais, pode deixar o espaço cansativo. A dica de Lisiê é prezar sempre pelo equilíbrio, dosando a diferença. Por ser uma combinação que não fica ultrapassada, as cores podem ser usadas em qualquer ambiente, inclusive nos banheiros, lavabos, quartos e áreas de serviço. Rosana Risnei, especialista em tecidos e revestimentos da loja Decormade Living, sugere que em ambientes íntimos o ideal é usar como contraponto materiais que tragam aconchego aos espaços, como tecidos mais encorpados, naturais e madeira.
A aposta para o mobiliário grande, segundo Viviane, deve ser voltada para o branco, evitando assim que o ambiente fique carregado. “Quando usamos a mesa de jantar na cor preta, procuramos cadeira na cor clara e vice-versa. O ideal é priorizar a harmonia na composição, não existe uma regra”, salienta.
Engana-se quem pensa que a combinação monocromática não pode ser usada em ambientes pequenos. A harmonia do ambiente precisa ser complementada com um bom projeto luminotécnico e espelhos. “Essa combinação favorece a sensação de um ambiente maior e ainda destacam os adornos da decoração”, acrescenta Lisiê. Para quem prefere não arriscar, Rosana aconselha abusar do branco e guardar o preto para os detalhes, como velas, taças e vasos.
Outro recurso muito usado para decorar em preto e branco é brincar com as estampas e o liso, deixando a composição menos cansativa e até mais divertida, visto que o monocromático tende a deixar tudo mais sério. “O primeiro passo para ter uma decoração em preto e branco irresistível é definir o que se quer. Um ambiente contemporâneo e minimalista pede linhas precisas de branco puro e preto total. Para o casual e chique, uma mistura descontraída de peças e padrões. Por último, o clássico e elegante, que pede detalhes e padrões mais requintados”, finaliza Lisiê.