O futuro do mercado editorial será o foco principal do curso Digital Publishing, ministrado por Viviane Bazzo, MBA em marketing e diretora da revista LivingFor, publicação exclusivamente digital feita para tablets e smartphones. O curso, que acontecerá a partir de sexta-feira (25), na Anima Trends, em Curitiba, analisa o impacto das publicações digitais no segmento comercial e mostra hábitos e formatos de leitura, visando a posicionar os profissionais em relação à rentabilidade da área.
Bebel Ritzmann
De acordo com Viviane, o curso está formatado em 12 horas de aulas presenciais e duas no sistema de educação à distância, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas. O conteúdo programático ressalta o impacto e os reflexos dos tablets e dos dispositivos móveis no mundo das publicações, analisando as transformações atuais e as que estão por vir nos próximos anos. “O futuro do mercado editorial chegou. Enquanto grandes editoras lutam para se posicionar, o leitor já sabe o que quer. Livros com formatos flexíveis e de fácil acesso. Revistas com conteúdo interativo e catálogos de encher os olhos”, observa.
Para a professora, com 11 anos de experiência nessa área, a soberania dos formatos digitais já é uma realidade. “No ano passado, uma importante loja virtual vendeu mais livros digitais do que impressos. Há um universo a ser desbravado em termos de espaço nas prateleiras das bancas dos dispositivos. E-reader, tablets, smartphones, computadores, netbooks permitem que os livros e revistas digitais ganhem vida e relevância”, constata Viviane.
No primeiro dia de aula (25), o conteúdo do curso abrangerá, dentre outros temas, o mercado editorial, tendências e hábitos de leitura do leitor digital, posição das editoras no mercado digital, venda de conteúdo e ferramentas de mensuração, além de dispositivos móveis no Brasil, material didático interativo, geração Y e Z, blog, redes sociais.
No dia 2 de maio, Viviane mostrará o que muda no formato digital, possibilidades, e-book, áudio livro, e-pub, site responsivo, conteúdo dinâmico, aplicativo leitor. O aluno também entenderá a diferença entre os termos e qual dos formatos é o mais interessante para cada material. A aula de três horas de duração ainda apresentará cases, formatos que deram certo, aqueles que estão com dias contatos, e analisará o futuro do papel.
O curso prossegue no dia 9 de maio, com aula à distância, mostrando o estudo do case da revista LivingFor; e no dia 16 sobre o livro do futuro. No encerramento do curso, 23 de maio, a aula identificará oportunidades ao aluno como se posicionar e ganhar dinheiro com publicações digitais, aprenderá a criar e disponibilizar conteúdos relevantes para o seu público, conhecerá plataformas gratuitas e a fazer anúncios e email marketing.
Serviço:
Curso Digital Publishing – o futuro do mercado digital
Data: 25 de abril, 2, 9, 16 e 23 de maio, das 19 às 22 horas
Local: Anima Trends (Av. Paraná, 202 – sala 402), Curitiba (PR)
Professora: Viviane Bazzo, diretora da revista digital LigingFor – www.livingfor.com.br
Informações e inscrições: www.animatrends.com; cursos@animatrends.com; (41) 3252-4688