A estimativa é que haja 30% mais imóveis para aluguel no mercado neste ano – os novos a serem entregues devem passar dos 8 mil, conforme estimativa da Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário). A primeira consequência é o aumento da concorrência, deixando o inquilino com a faca e o queijo na mão na hora de negociar. Por isso, a dica dos especialistas para os proprietários é investir em ambientes que são mais valorizados por quem procura um imóvel para locar: cozinha e banheiro. “Dependendo do bairro e do valor que pode ser cobrado de aluguel, é importante também investir em quarto”, indica Ricardo Jahn, diretor-comercial da Personalizza, loja de móveis planejados exclusiva Dalmóbile.
Como os imóveis novos costumam vir quase sem estrutura, segundo Jahn, quem tiver itens básicos vai sair na frente. “Na cozinha, a dica é investir em armários e pia; no banheiro, armário, pia, box e vaso sanitário. É preciso pensar no consumidor, no que ele usa no dia a dia, mas colocando tudo na ponta do lápis para calcular a cobertura do investimento no valor do aluguel”, frisa o diretor-comercial, que oferece na loja consultoria imobiliária.
A facilidade de cuidado com o imóvel e sua funcionalidade também precisam ser levados em conta. Entre as dicas do design de interiores André Waszko está o uso de lâminas brancas no piso e nos móveis, para que o inquilino possa enxergar a sujeira e manter o imóvel limpo. A pintura nas paredes e teto deve ser de cor branca. “A pessoa que loca já pensa na saída. Se ela vê uma cor na parede, na hora de sair ela tem que pintar da mesma cor, e a tinta colorida é mais cara que a branca”, orienta Waszko.
Waszko também alerta para que o proprietário opte bancadas com granito escuro. “Quanto mais escuro, mais caro é o granito. No entanto, esconde-se as manchas irreversíveis causadas, por exemplo, por um azeite que escorre da lata deixada sobre o granizo, que é poroso”, orienta.