Mais 10 novos pontos passaram a ofertar os testes em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Agora, além das tendas montadas na praia Central de Guaratuba e calçadão de Caiobá (Matinhos), os testes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde dos municípios.
Também foi ampliado o horário de funcionamento das tendas da saúde na praia, que agora vão atender durante todos os dias da semana, das 9h às 16h. Antes, o atendimento era realizado apenas nos finais de semana, de quinta a domingo.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, as ações realizadas na beira da praia fazem parte da estratégia do governo do estado de levar serviços de saúde para mais perto da população. “Muitas pessoas não têm o hábito de ir a uma unidade de saúde para realizar exames de rotina. Sabendo disso, trazemos os testes para a praia, facilitando o acesso a esses exames”, afirmou.
Esta facilidade de acesso foi o principal motivo para o aposentado Rossio José Cruz fazer o teste rápido de hepatite B na tenda de Caiobá. Morador de Maringá, Rossio estava passeando no calçadão da avenida beira-mar quando decidiu visitar o espaço da saúde. “Parei aqui para pedir informações, mas quando soube que os resultados dos testes saíam em apenas 30 minutos, decidi realizá-lo para saber como estava a minha saúde”, afirmou.
Em 20 dias de atividade, foram realizados 1.407 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C em todo o Litoral. Até agora, já foram identificados cinco casos de HIV positivo, nove de sífilis, quatro de hepatite B e um de hepatite C. “A importância de oferecermos os testes rápidos e identificarmos exames positivos para doenças graves como estas é que o cidadão pode iniciar o tratamento imediatamente. São doenças silenciosas e que poderiam apresentar sintomas somente em estágios avançados, onde o tratamento é muito mais difícil”, alerta a coordenadora do programa estadual de DST/AIDS, Elisete Ribeiro.
No caso do HIV, o teste serve como diagnóstico definitivo. Quando algum caso é identificado, a pessoa é encaminhada imediatamente para iniciar o tratamento no serviço de referência mais próximo de sua residência. Já para sífilis e hepatites B e C, o exame é uma triagem. Por isso, quando o teste dá positivo, ainda é necessária a realização de exames complementares.
Além dos testes rápidos, as tendas oferecem preservativos (masculinos e femininos), materiais educativos sobre prevenção de diversas doenças e o serviço de Ouvidoria, para reclamações, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informação sobre o SUS no Paraná.
Quem também aprovou o trabalho das tendas da saúde foi Guanes Ramona, paraguaia da cidade de Assunção (capital). Ela passa férias nas praias do Paraná e afirmou que o serviço é extremamente importante para divulgar informações relevantes da área de prevenção de doenças.
“Geralmente nos preocupamos com a saúde somente quando já sentimos algum sintoma ou temos um problema maior. Só que isso pode ser tarde demais. Temos que tornar a prevenção e o cuidado com a saúde uma rotina”, afirma Ramona.
As tendas da saúde na praia funcionam até o Carnaval. Equipes de saúde dos municípios também estão promovendo ações itinerantes para levar os testes rápidos para colônias de férias, associações, clubes e outros locais com grande fluxo de pessoas.